top of page

IFG - Campus Goiânia, um velho sedentário

Leonardo Felipe de Oliveira

 

Desde os primeiros registros, na Grécia antiga, a prática do esporte assume a função de promover a integração social, a disseminação de valores que viabilizam o trabalho em grupo, o companheirismo e o respeito as regras.   Entretanto, o desgaste e a degradação encontrados no ginásio do IFG Câmpus Goiânia nos permite inferir que a gestão do câmpus ignora o valor do esporte, ou que ela falha nas tentativas de bem gerir o patrimônio público e as sucessivas reformas paliativas que ocorreram no ginásio são prova disso, pois diversas reformas foram feitas e os problemas estruturais, maquiados ou minimizados por um pequeno tempo, naturalmente, permanecem.

 

No atual contexto social em que vivemos, o esporte é crucial para os jovens não somente pela formação de valores como foi citado acima mas também para incentivá-los a uma vida ativa e sadia. Em locais como, favelas, o esporte chama para si mais uma responsabilidade, a de inserir jovens em um ambiente salutar onde eles passem o tempo e gastem energia e ao mesmo tempo, não se aproximem de atividades ilegais, que são a realidade da favela, como o tráfico o roubo e etc.


É necessária uma postura de mudança da gestão do IFG em relação ao ginásio. O esporte educa e necessita de uma boa estrutura para exercer seu papel. Somente através da valorização dos ambientes de prática de atividade física poderemos ter estudantes mais atentos e cooperativos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nosso Futebol

Marcus Moreira de Souza

 

Nos gramados de Goiás, entre quatro linhas, em torno de uma esfera milhares de corações: rubro-negros, colorados e esmeraldinos, que pulsam ao som de um apito, ao rolar de uma bola, ao balançar de redes. Uma paixão. Sim, um sofrimento, quase doença, quase loucura e fanatismo.

 

Levantam-se dragão, tigre e até um periquito, o futebol é mesmo “uma caixinha de surpresas”. O último parece impotente, entretanto ergue-se no meio de feras e as domina. Pode até se perder em meio a seus voos, mas se mantém na frente. Todavia um dragão não se rende facilmente e deixa seus adversários em cinzas, renovando seu fogo com o calor dos adeptos, enquanto o tigre se mantém imóvel e qualquer sintoma de reação é abafado.

 

Em cada atleta a fome, a sede de honrosos títulos, carregam nos ombros o amor de uma torcida, e amarrados aos tornozelos salários atrasados, lesões e muita pressão. O que pode culminar no fracasso ou na glória, ambos não individuais, compartilhado entre multidões de rubro-negros, colorados e esmeraldinos.

A importância do esporte no mundo moderno

Miqueias Ramos Soares

 

O homem moderno vem cada vez mais, substituindo as práticas esportivas por suas tecnologias. A princípio parece uma troca inofensiva, mas a longo prazo torna-o cada vez mais sedentário, o que provoca sérios problemas à saúde. Mas porque estamos deixando de lado uma prática que nos faz tão bem?

 

Alguns pela falta de tempo, outros porque é cansativo, mas a grande verdade é,a maioria das pessoas não usufruem dessas práticas por falta de vontade. Como a não prática de esportes afeta a vida dessas pessoas?

 

Estudos comprovam que as pessoas que praticam esportes regularmente, são beneficiados com o aumento da auto-estima, da capacidade mental, da perspectiva de vida, do aumento dos níveis de HDL (“bom colesterol”) em seu corpo, e a maior qualidade do sono. Além disso, há uma grande redução nas chances de se adquirir depressão, doenças crônicas, do envelhecimento e nos índices de stress e ansiedade, entre outros benefícios. Naturalmente a não prática destes exercícios leva a perda destes inúmeros benefícios trazidos pelos esportes.

 

Há várias modalidades de esportes diferentes, como por exemplo futebol, vôlei, basquete, lutas, ginásticas, danças, ioga, pilates, caminhadas ao ar livre etc. Alguma nesta infinidade de modalidades irá te agradar, desde relembrar a infância pulando corda até o famigerado futebol.

 

A mídia tem divulgado com amplitude o assunto aqui abordado. Mas é preciso que haja maior conscientização por parte da população em geral sobre a importância de práticas esportivas, levando em conta que são essenciais, não apenas para manter o corpo em forma, mas também por uma questão de saúde. Foi provado que a prática de exercícios físicos além de aumentar a qualidade de vida contribui com a longevidade e a prevenção de doenças.

Escolha da prática de atividades físicas

Rodrigo Lira Reis Neves

 

A Educação Física é uma disciplina que visa a, integração dos alunos às práticas corporais, como os esportes, danças, ginásticas entre outras atividades elas sendo lúdicas ou não. Estas atividades estão ligadas à melhor qualidade de vida, socialização e ao aperfeiçoamento psicomotor dos alunos.

 

Nos dias de hoje, com o surgimento de novas formas de comunicação, redes sociais e videogames estão gerando certo abandono à pratica de atividades físicas, principalmente entre adolescentes. Mas há também outro fator agravante nessa situação que devemos levar em conta -a desmotivação à prática dessas atividades causada pela maneira como estas nos são oferecidas. Ou seja, a imposição de atividades, causando certo desconforto em alguns alunos que preferem fazer outras atividades o que geraaversão à disciplina.

 

Deveríamos ter o direito de escolher o que fazer, mas sem deixar de cumprir as matérias específicas na carga horária da disciplina. Fazendo isto deixaríamos mais divertida e flexível uma disciplina que para alguns não é apraz.

 

Uma escola de Ensino Médio com várias turmas de Educação Física que possibilita ao aluno se inscrever no programa de disciplina que mais o agrada. Assim, democraticamente, vagas são preenchidas mediante o poder de escolhado aluno que, agora adolescente, exerceria autonomia, fazendo o proposto pela disciplina e agora com o que lhe agrada.

Foto por: Matheus Silva Rodrigues.

bottom of page