top of page

 

Deborah Fogaça Araújo

 

No dia 19 de outubro teve início em algumas regiões brasileiras (Sul, Sudeste e Centro-Oeste), o horário de verão. Este horário consiste em adiantar em 1 hora os relógios ajustados ao horário de Brasília.

 

O intuito desta mudança visa uma economia de energia elétrica, afinal o "dia" vai até às 19:30/20h , ou seja, o sol se põe mais tarde.

O horário de verão foi adotado no Brasil pela primeira vez em 1° de outubro de 1931, a princípio, abrangendo todo o território nacional e só mais tarde alguns estados decidiram não aderi-lo.

O horário de verão não agrada a todos e atualmente existe na Câmara dos Deputados três projetos de lei que visam seu fim. A justificativa? a economia energética não tem tanto impacto econômico no país e que acaba prejudicando várias pessoas por acordarem mais cansadas, ou seja, negam a finalidade proposta de adiantar o relógio por uma hora.

Boa parte da população, como alunos e trabalhadores, desaprova essa medida, pois afirmam que com essa mudança a rotina fica mais cansativa. Os estudantes fazem parte da maioria das críticas, eles afirmam que com este horário, o descanso fica mais limitado e alegam que sentem insegurança, pois ao sair de casa para ir para à escola ainda está escuro, contribuindo a violência por meio de assaltos. Por outro lado existem também as pessoas que aprovam o horário de verão; “ Eu me sinto mais seguro com esse horário pois, eu chego em casa quando o dia ainda está claro e tenho uma maior tranquilidade para passear com meu irmão, fazer minha caminhada, meus exercícios físicos, etc...” - afirma uma estudante do Instituto Federal de Goiás.

Assim pode-se concluir que o horário de verão para a maioria dos brasileiros acarreta mais problemas do que benefícios, porém para alguns é um ótimo meio para aproveitar um pouco mais do dia. Talvez por causa de tantas desaprovações e algumas aprovações esse tema acaba tendo grande repercussão na sociedade.

Horário de Verão

A internet e os preparativos finais para o Enem

Samara Marcela Gonçalves Moreira

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conta anualmente com milhares de alunos que se candidatam a fazer a prova. Até o ano de 2009, esta servia apenas como instrumento de avaliação dos estudantes. No entanto, vem se consolidando a cada edição, e hoje já funciona como porta de acesso ao ensino superior no nosso país.

 

As inscrições deste ano ocorreram em maio e as provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro, dividindo ciências e tecnologias para o sábado (08) e linguagens, matemática, redação e tecnologias para o domingo (09).

 

Redes sociais e páginas na internet colaboram com os estudos, postam informações sobre a prova, abrem para discussões entre candidatos e abordam temas relacionados à matérias aplicadas dentro de salas de aula. Dentre estes sites, podemos citar o "Plantão Enem", o "Mande bem no Enem" e o "Descomplica"; estes contam com testes vocacionais, videoaulas, dicas de redação, curiosidades, provas anteriores etc.

 

Faltando apenas alguns dias para a data de realização das provas, candidatos tentam preparar seu estado emocional e psicológico para evitar o nervosismo, que prejudica tantos. Aos candidatos, muita atenção às regras, aos horários, documentos necessários, datas e é claro, tenha uma boa prova!

bottom of page